O OxMaxx é um meio filtrante catalítico, tecnicamente desenvolvido para remoção de ferro, manganês, alumínio, e sulfeto de hidrogênio em águas.  

Estação de tratamento de água com aplicação do OxMaxx

Aplicações do OxMaxx

           💧Água Potável

           💧Água Industrial

           💧Águas de Poço

           💧Águas Residuais

Vantagens Técnicas

Comparado aos métodos tradicionais para remoção de ferro e manganês, o OxMaxx se destaca por sua eficiência, durabilidade e excelente custo-benefício.

  • Baixo custo de implantação.
  • Dispensa o uso de regenerantes químicos.
  • Vida útil estimada de até 5 anos, quando utilizado dentro das especificações técnicas.

 Envase e manuseio de água tratada com OxMaxx

Propriedades Químicas

Composto à base de minerais oxidantes, tecnicamente selecionados, processados, esterilizados e ativados, o OxMaxx apresenta alta atividade catalítica.

A remoção do ferro e/ou manganês ocorre por meio dos processos de oxidação e/ou adsorção.

Estocagem

  • O OxMaxx pode ser estocado por tempo indeterminado.

Embalagem

  • O OxMaxx é fornecido em sacos com 15 kg.

Sistema de tratamento de água com aplicação do OxMaxx

Recomendações de Uso

O procedimento de uso para filtros de alta pressão consiste na formação do leito filtrante com 50 a 100 kg de OxMaxx para cada m³ de água a ser filtrada, dependendo do teor de ferro e manganês a ser removido, conforme avaliação técnica da análise da água.

Geralmente, cinco volumes de leito são suficientes para completar a lavagem. Após esse processo, o sistema é colocado em operação, descartando-se a primeira metade de um volume de leito da água filtrada.

Para sistemas de filtragem por gravidade, a taxa de filtração indicada é da ordem de 10 a 20 m³/h/m². Taxas superiores podem ser utilizadas em sistemas pressurizados. Para maior eficiência do sistema, recomenda-se um tempo médio de contato de 3 minutos.

A taxa de retrolavagem indicada é da ordem de 15 a 20 m³/h/m². A necessidade de retrolavagens posteriores deverá ser verificada por meio de análises periódicas das concentrações de ferro e manganês na água filtrada.

Mantidas as condições de pH, vazão e concentrações da água de alimentação, a periodicidade das retrolavagens tende a permanecer constante.

Aplicação

  • Para cada 1 m³/h de vazão, utilizar de 50 kg (teores de ferro + manganês inferiores a 5 ppm) até 100 kg (teores acima de 5 ppm) de OxMaxx;
  • O sistema de filtração deve possuir crepinas com ranhuras inferiores a 0,30 mm, evitando a fuga do meio filtrante durante a operação;
  • Para melhorar a eficiência da retrolavagem, recomenda-se a utilização do OxMaxx com 100% da granulometria entre 0,5 e 1,2 mm;
  • A taxa de filtração aconselhada é da ordem de 10 a 20 m³/h/m²;
  • A taxa mínima de retrolavagem indicada é de 15 a 20 m³/h/m²;
  • O produto apresenta melhor desempenho em águas com pH acima de 6,5;
  • Recomenda-se a utilização de hipoclorito de sódio 12%, na dosagem de 0,2 a 2,0 ppm, para pré-oxidação e atendimento à legislação do Ministério da Saúde.


Propriedades Físicas